Archive for Maio 2012

As minhas salas (em sonhos)





Fonte: http://www.home-designing.com/2011/07/library-inspiration

Posted in | Leave a comment

Noticia: Quetzal publica obra de David Foster Wallace (Quetzal)


David Foster Wallace é considerado um dos maiores escritores norte-americanos da sua geração. Professor universitário, autor de romances, contos e ensaios, destacou-se pelo estilo inovador que mereceu elogios extasiados da crítica e dos seus pares. A escritora Zadie Smith disse que Foster Wallace “é tão moderno que parece habitar um contínuo tempo-espaço diferente do nosso” e para o Sunday Telegraph “ainda não inventaram uma palavra para aquilo que ele faz”. O primeiro romance, The Broom of the System, surgiu em 1987, mas foi com a publicação do colossal Infinite Jest, em 1996, que inscreveu definitivamente o seu nome na história da literatura norte-americana. Em 2005, a revista Time incluiu-o na lista dos 100 melhores romances de língua inglesa desde 1923. Foster Wallace suicidou-se em 2008, depois de uma vida inteira a lutar contra a depressão. Em 2011 foi publicado postumamente o romance inacabado The Pale King.

Até agora inédito em Portugal, David Foster Wallace não é um desconhecido dos leitores portugueses e da imprensa especializada. Em 2010, Rui Catalão, do jornal Público afirmava e lançava um desafio: “Não está traduzido em português. Este artigo é uma ternurenta forma de pressão (de que estão à espera, miseráveis?)”. No mesmo jornal, meses mais tarde, o crítico Rogério Casanova, provavelmente o maior especialista português da obra de Foster Wallace, escreveu que Infinite Jest foi “um dos romances-evento da década, e um marco literário sobre o qual é possível recorrer com alguma confiança ao velho chavão sobre a ficção americana nunca mais ter voltado a ser a mesma: a fasquia para os sucessores fora elevada à altura de um arranha-céus.”

Respondendo ao apelo dos críticos e ao desejo de muitos leitores, a Quetzal dará início, em novembro 2012, à publicação das obras de David Foster Wallace, começando por Infinite Jest (A Piada Infinita), um monumento da literatura contemporânea, com tradução de Salvato Telles de Menezes e Vasco Telles de Menezes.

Posted in , | Leave a comment

O Escandinavo Deslumbrado





Título: O Escandinavo Deslumbrado

Autores: Alberto Xavier

Págs: 264

Editora: Bertrand Editora




«Publicado em junho do ano passado, «O Escandinavo Deslumbrado», de Alberto Xavier, encontra-se nomeado para o Prémio Portugal Telecom de Literatura 2012, na categoria Conto/Crónica.»

O Livro

Uma sátira de costumes onde predomina o absurdo, a ironia e a excentricidade.

Uma série de nove contos que se desenrola de forma dialogada e cuja característica comum é serem “contra-sensos”, no sentido de nonsense típico do humor inglês, em que sobressai a paródia, a brincadeira, o absurdo feito figura na mundanidade do salão ou na privacidade da sala onde se costuram intenções, se desfilam caprichos e bizarrias, vícios e excentricidades.

Certeiro nesta arte do contra-senso, denunciando ambições, vaidades, petulâncias, desprezos, Alberto Xavier comete assim a ousadia de criar um novo género literário, disciplina de humanidades.

Diálogos de cáustico humor em insólitas situações animam a vivacidade da linguagem, avaliação crítica lúcida, feroz e terna para o espetáculo do mundo. A pura natureza humana nos seus excessos e fantasias é matéria-prima de expressão literária neste livro de Alberto Xavier. A língua portuguesa na sua riqueza e versatilidade é prazer saboreá-la com gosto de humor bem temperado.

O autor:

Alberto Xavier nasceu em Lisboa, em 1942. Doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa e Professor da Faculdade de Direito, radicou-se no Brasil, em 1975, onde exerce uma intensa vida universitária e advocacia empresarial. É autor de uma vastíssima obra na área da sua especialidade, publicada tanto no Brasil como em Portugal.

Publicou pela Bertrand Editora, em 2006, no campo da ficção, Al-Gharb 1146.

Posted in , | Leave a comment

Prometo Amar-te







Título: Prometo Amar-te

Autor: Melissa Hill

Págs: 448

Editora: Quinta Essência


« E se a sua prenda de sonho fosse trocada? »

O Livro

O sonho de qualquer mulher é receber uma joia da Tiffany’s.

Na Quinta Avenida, em Nova Iorque, dois homens muito diferentes estão a comprar presentes para as mulheres que amam. Gary está a comprar uma pulseira de pendentes para a sua namorada Rachel. Em parte para lhe agradecer por ter pago aquelas férias de sonho a Nova Iorque e em parte porque deixou as compras de Natal para o último dia.

Já Ethan procura uma coisa um pouco mais especial — um anel de noivado para a primeira mulher que o fez feliz desde que perdeu o amor da sua vida.

Porém, quando os sacos das compras dos dois homens se misturam e Rachel recebe o anel de Ethan, a vida dos dois casais acaba por unir-se. E restituir o anel à sua legítima dona revela-se mais complicado do que Ethan antecipava. Será que o destino tem alguma coisa reservada para os dois casais? Ou será que é a magia da Tiffany’s que está no ar?

Ethan e Gary, dois desconhecidos, estão na Tiffany’s em Nova Iorque a comprar lembranças para as namoradas: o primeiro compra uma pulseira, o segundo um anel de noivado. Quando Ethan vai em auxílio de Gary depois de este ser atropelado, os sacos de compras de ambos são acidentalmente trocados…

O que acontecerá quando cada uma das mulheres abrir o seu presente?

O autor:

Melissa Hill nasceu na Irlanda, onde vive com o marido, Kevin, com a filha, Carrie, e Homer, o seu cão. Publicou o primeiro romance, Something you Should Know em 2002, convertendo-se de imediato num êxito de vendas em todo o mundo. Os títulos que se seguiram foram igualmente bem recebidos pelos leitores e pela crítica, tendo feito parte da lista dos mais vendidos tanto na Irlanda como em Inglaterra. A Quinta Essência publicou já Antes de te Esquecer e Tudo sobre Ti.

A autora, já traduzida em mais de vinte idiomas, é reconhecida pelas suas narrativas envolventes e com um toque de mistério, surpreendendo os leitores até à última página.

Posted in , , | Leave a comment

Resultado Passatempo: Desejos do Coração





Bom dia a todos,

Mais um passatempo que termina, e estão mais dois em vigor (canto superior esquerdo).

O blog Livro e Marcadores e a Editora Quinta Essência agradecem as participações.


tivemos 301 participações e o(a) vencedor(a) foi:


183 -Carla Isabel Ramos - Vila Flor



Parabéns
A equipa do "Livros e Marcadores"

Posted in , , | Leave a comment

A Escolha do Coração







Título: A Escolha do Coração

Autor: Amanda Brooke

Págs: 296

Editora: Quinta Essência


« Como podemos escolher entre a nossa vida e a de um filho? »

O Livro

Os recém-casados Holly e Tom acabaram de se mudar para uma casa antiga na pitoresca Inglaterra rural. Quando Holly descobre um relógio lunar num jardim cheio de ervas, e o seu estranho mecanismo de cristal, está longe de suspeitar que ele vai mudar a sua vida para sempre. Pois o relógio lunar tem uma maldição.

A cada lua cheia, Holly consegue ver o futuro – um futuro que contém Tom a embalar a filha bebé de ambos, Libby, e a chorar a morte de Holly no parto…

Holly percebe que o relógio lunar está a oferecer-lhe uma escolha desesperada: dar a Tom o bebé que ele sempre quis e sacrificar a sua própria vida; ou salvar-se e apagar a vida da filha por quem se apaixonou.

O autor:

Amanda Brooke é mãe solteira e vive em Liverpool com a filha adolescente Jessica. Foi só quando diagnosticaram cancro ao seu filho pequeno que Amanda começou a desenvolver a sua escrita, registando a viagem da família num diário e através de poesia. Quando Nathan morreu em 2006 com apenas três anos de idade, Amanda quis que o seu legado fosse inspirador e não triste. O seu romance A Escolha do Coração é inspirado nas suas experiências de maternidade e na sua compreensão de quanto uma mãe está disposta a sacrificar pela vida de um filho.

Posted in , , | Leave a comment

Solstício de Verão






Título: Solstício de Verão

Autor: Tara Moore

Págs: 440

Editora: Quinta Essência


« Tudo começa naquela noite… »

O Livro

Quando Ashling Morrison fica noiva do amor da sua vida, Rossa Granville, põe em movimento uma cadeia de acontecimentos que farão duas famílias irlandesas ricas e poderosas chocar como nunca antes. Ashling: Apesar de sua educação privilegiada, Ashling Morrison passou a vida a desejar poder fugir da sombra da sua bela carismática e madrasta, Coppelia. Agora, na véspera da sua festa de noivado, pode finalmente conseguir realizar o seu maior desejo. Afinal, Rossa é o parceiro perfeito, e os Granville a família perfeita... Honoria: Para Honoria Granville, o noivado do neto com Ashling Morrison representa o culminar de anos de esquemas, manipulações e logros. Mas agora a armadilha foi montada – e tudo o que ela tem de fazer é esperar pela presa... Carrick: como herdeiro do espólio Granville, Carrick tem-se esforçado para equilibrar as exigências do dever com a liberdade. Mas, quando Carrick percebe que está prestes a ser deserdado em favor do irmão, Rossa, decide agir... Coppelia: sensual, cruel e avarenta, Coppelia Morrison consegue sempre o que quer. Mas quando descobre que a enteada, Ashling, ficou noiva do neto da sua arqui-inimiga, sabe que tem de fazer tudo ao seu alcance para impedir o casamento...

O Baile do Solstício de Verão dos Granville é sempre inesquecível. Todas as pessoas importantes da sociedade irlandesa ​​reúnem-se em Carrickcross House - a propriedade rural da família - para uma noite de folia. Mas este ano a noite é muito especial: a matriarca Honoria vai anunciar o noivado do seu neto Rossa com Ashling Morrison. Ashling está delirante. Alto, moreno e bonito, Rossa é o partido perfeito, mas será demasiado bom para ser verdade? Por que motivo está Honoria tão interessada em fazer Ashling - enteada da sua arqui-inimiga Coppelia - parte do clã Granville? Poderá Carrick, o irmão de Rossa, manter a sua posição como herdeiro legítimo? E o que fará a implacável Coppelia? Com a promessa de convidados distintos, bebidas, danças e assassínio... será um solstício de verão inesquecível!

O autor:

Nascida numa família de seis filhos, Tara Moore viu a luz do dia em Kildare, na Irlanda, mas passou a sua juventude no Médio Oriente. Sempre nutriu uma paixão pela escrita, mas isso foi inicialmente eclipsado pela sua paixão pela música, dança e namorados pouco indicados. Agora vive na bela cidade portuária de Ramsgate, em Inglaterra, com os dois filhos e o «amor da sua vida», o Dr. David Moore.

A autora, já traduzida em mais de vinte idiomas, é reconhecida pelas suas narrativas envolventes e com um toque de mistério, surpreendendo os leitores até à última página.

Posted in , , | Leave a comment

Trabalhos e Paixões de Benito Prada






Título: Trabalhos e Paixões de Benito Prada

Autores: Fernando Assis Pacheco

Págs: 240

Editora: Assírio e Alvim

O Livro

Benito Prada vem para Portugal ganhar a vida, deixando para trás os seus trabalhos e paixões: a casa pobre, o pai afiador, as poucas letras aprendidas na Meiga de Ventosela. Sendo uma obra de ficção não deixa de abordar acontecimentos históricos da primeira metade do século xx, como a visita de Franco à Universidade de Coimbra para receber o título de doutor honoris causa em Direito. Um livro vibrante com capa da artista plástica Bárbara Assis Pacheco

O autor:

Nasceu em 1937 em Lisboa. Em discurso direto: «Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o Verão». Às perguntas «Consideras-te deprimido, introvertido, extrovertido, calmo, fogoso? A que signo pertences? Dás-lhes importância? », Assis responde: «A partir do fim: sou Aquário, mas não ligo peva. Sou todos os adjectivos da pergunta, mas também sou inteligente, esquizóide, reinadio, arrebatado, ponderado e extravagante, embora à vez, para não chatear o indígena». Morreu em 1995, aos 58 anos, à porta da livraria Bucholz.

Posted in , , | Leave a comment

Soldado de Acaso






Título: Soldado de Acaso

Autores: Helena Campos Henriques e João Poole da Costa

Págs: 640

Editora: Bertrand Editora


«Sequela do anterior romance histórico dos autores – Uma Mulher do Reino.»

O Livro

Sequela da saga familiar Uma Mulher no Reino, o presente romance, Soldado de Acaso, decorre entre duas guerras – a última Guerra Peninsular e a Guerra do Paraguai, passando pelas Lutas Liberais e pela Guerra dos Farrapos.

Num século marcado pelo conflito entre Conservadores e Liberais, desenham-se os percursos românticos de um pai pragmático e de um filho idealista. A violência das guerras e a intensidade das paixões entrecruzam-se numa trama cheia de cor e de suspense, cujo desenlace é verdadeiramente inesperado.

Uma história passada entre Portugal, Brasil e Inglaterra.

O autor:

Helena Campos Henriques nasceu em Lisboa, onde completou o curso do liceal e se interessou pelo estudo de línguas estrangeiras. Visitou vários países da Europa e da Bacia Mediterrânica. Sempre se dedicou à literatura e à poesia, tendo publicado, em 1969, um livro de viagens, Ruy e Concha Fazem um Cruzeiro e, em 1995, um livro de contos para crianças, Grandma's Tales.

João Poole da Costa nasceu em Lisboa, onde se formou. Foi durante muitos anos consultor internacional em projetos e construção de barragens no Brasil e no Peru. Mais recentemente, lecionou na Universidade Nova de Lisboa como Professor Associado Convidado. Viajou desde cedo por vários países onde, em paralelo com a sua atividade profissional, se interessou pela cultura dos povos que conheceu.

Posted in , , | Leave a comment