Archive for Janeiro 2016

Opinião: Desejo de Vingança de Jussi Adler-Olsen



 
Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.

Quando Carl Mørck o subinspetor do Departamento Q, se depara com o processo de um antigo crime na sua secretária, de imediato estranha o sucedido. Trata-se do homicídio violento de dois irmãos 20 anos antes. O culpado confessara e fora condenado. 
 
Sendo assim, como explicar o misterioso aparecimento daquele processo na sua secretária? Quem o deixara ali? Movido pelo instinto, Carl reabre o caso. As pistas guiam-no a Kimmie, uma mulher atormentada movida por um único propósito: vingança.
 
Mas Carl não é o único a procurar Kimmie. Homens poderosos tentam desesperadamente encontrá-la para silenciar os terríveis segredos que ameaçariam o seu futuro. Mas Kimmie esconde um segredo muito mais desconcertante do que todos imaginam.

Desejo de Vingança é o segundo livro da série Departamento Q e traz de volta o detetive Carl Mørck e o seu assistente Assad. É uma obra sádica, perturbadora, mas definitivamente inovadora. .




"Desejo de Vingança" é o segundo livro da série (Departamento Q) de Jussi Adler-Olsen. Depois da leitura do primeiro livro (O Guardião das Causas Perdidas) que me deixou uma opinião francamente favorável, não podia deixar de ler o seguinte.


Mais uma vez, optei por uma leitura pausada e atenta o que me permitiu desfrutar muito mais do livro.


O livro começa pela escolha do próximo caso que o departamento vai investigar e de como um processo aparece estranhamente em cima da secretária de Carl.  É um crime violento e chocante! E por estranho que pareça é um crime em que já há um culpado confesso! 
Mas quando Carl tenta saber como aquele processo chegou à sua mesa abre uma verdadeira caixa de Pandora, cheia de verdades sombrias, violência, ocultação, poder, influência, traição e muitos mais …


Quanto à história, fiquei contente pela perspectiva adoptada. A questão não se centra exclusivamente na descoberta (ou constatação) do assassino, mas sim na relação entre as personagens e nos jogos de interesse entre um grupo peculiar de ex-alunos e como Kimmie encaixa nesse puzzle. 


Além de Carl e Assad, vemos uma nova personagem integrar a equipa do Departamento Q, Rose Knudsen. É uma personagem que vem dar mais dinamismo, humor e algum conflito, como convém.


É uma história bem construída, temperada com algum humor que garante o aconchego e o prazer da leitura. Fiquei deveras entusiasmado e cada vez mais curioso pelo evoluir da série e por conhecer os segredos de Assad.


Considero que este segundo volume é melhor que o primeiro, é mais "maduro", mais coeso e mais direccionado para a investigação. E compreende-se uma vez que o primeiro livro já nos deu o contexto das personagens e das motivações do aparecimento do Departamento Q.


Encontramos um maior dinamismo, encontramos um Carl Mørck mais consciente das suas funções, mais entregue ao trabalho e mais motivado, o que muito aproveitou a linha narrativa e conduziu a um maior enfoque na trama da história.


Gostei de ter sido incluída a perspectiva de Kimmie com o objectivo de criar uma maior empatia com o leitor e adensar o suspense.


Recomendo para uma leitura pela noite dentro na companhia de um cházinho quente. ;)

As personagens:


Carl Morch é divorciado, vive num estado anímico de passividade ainda que comece a dar, neste segundo livro, sinais positivos no sentido de o reverter. Há uma franca evolução da personagem. Carl mostra-se um detective perspicaz, inteligente e ponderado. O conflito interno e externo está elegantemente bem desenhado.



Assad, é uma personagem discreta que rapidamente revela luz própria. O mistério mantém-se quanto a este personagem sendo incrementado com mais um ou outro elemento que sobre ele tomamos conhecimento adensando a curiosidade.


Rose Knudsen a secretária sem papas na língua que promete trazer muitas dores de cabeça a Carl … é a responsável por arrancar alguns sorrisos inesperados ao leitor.

Convido a ler também a opinião: O Guardião das Causas Perdidas 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.


Posted in , , | Leave a comment

Caminhos Sombrios de Sandra Brown


«Uma contadora de histórias magistral.» USA Today

Emory Charbonneau é uma grande pediatra, respeitada entre os colegas e estimada pela sociedade. Depois de uma discussão com o marido, Jeff, a jovem médica prepara-se para uma maratona e desaparece nas montanhas da Carolina do Norte. Quando Jeff comunica o seu desaparecimento à polícia, todas as pistas que Emory deixou desapareceram. O nevoeiro e o gelo põem um fim às buscas.

Emory recobra a consciência, com um misterioso ferimento na cabeça, num local estranho. E na companhia de um homem cujo passado é tão sombrio que ele não quer sequer dizer-lhe o seu nome. Sem telefone, sem internet, sem ninguém por perto, mas movida pelo medo, Emory está determinada a escapar a todo o custo do cativeiro.

Inesperadamente, no entanto, os dois têm um encontro perigoso com pessoas que seguem um código de justiça própria. No centro da disputa está uma jovem desesperada a quem Emory não pode virar costas, mesmo que isso signifique violar a lei.

Quando o esquema do marido é revelado e o FBI se aproxima do seu captor, Emory começa a perguntar-se se o homem sem nome não será, na verdade, o seu salvador.


 
 Sandra Brown é autora de mais de setenta romances, na sua maioria bestsellers do New York Times. É uma das mais importantes escritoras de romances policiais dos Estados Unidos, distinguidas, entre outros, com os prémios Texas Medal of Arts Awards for Literature e o Thriller Master de 2008, a distinção máxima atribuída pela International Thriller Writer’s Association.

Publicou o seu primeiro romance em 1981 e, desde então, já vendeu cerca de oitenta milhões de exemplares em todo o mundo, estado a sua obra traduzida em trinta e três idiomas. Vive com o marido em Arlington, no Texas



Posted in , , | Leave a comment

Resultado: Passatempo: Um encontro muito ousado de Emma Wildes









O blog Livro e Marcadores e a Editora Planeta agradecem as 216 participações. 

O(a) vencedor(a) foi:  





45 - Mariana Mendonça Passos - Belas





Parabéns
A equipa do "Livros e Marcadores"

Posted in , | Leave a comment

Resultado Passatempo: Desejo de Vingança de Jussi Adler-Olsen






O blog Livro e Marcadores e a Editorial Presença agradecem as participações.
Tivemos 180 participações e o(a) vencedor(a) foi:



Para mais informações consulte o site da







175  - André de Melo Góis  - Covas de Coina




Parabéns
A equipa do "Livros e Marcadores" 
 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.

Posted in , , | Leave a comment