Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Tradutor: Pedro Garcia
Págs: 352
Editora: Porto Editora
O Livro
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama ou acabar por destruí-la.
O autor:
Veronica Roth formou-se na Northwestern University, no curso de Escrita Criativa. Nos seus tempos de estudante, preferiu muitas vezes dedicar-se a escrever a história que viria a tornar-se a sua primeira obra, DIVERGENTE, deixando de lado os trabalhos de casa – uma escolha que acabou por transformar totalmente a sua vida. Dedicando-se à escrita a tempo inteiro, a autora vive em Chicago