Título: Alex no país dos números
Autor: Alex Bellos
Págs: 392
Editora: Planeta
« O primeiro livro de matemática que entrou no top do The New York Times e Bookseller dos livros mais vendidos.»
O Livro
Bellos viajou por todo o planeta e mergulhou na história para desvendar fascinantes histórias de façanhas matemáticas, desde as inovações de Euclides, o maior matemático de todos os tempos, às criações do mestre Zen do origami, uma das áreas mais activas do trabalho matemático.
Ao longo de doze capítulos, o autor transporta-nos pelo mundo físico e pelas províncias do universo matemático.
Revela a história de uma tribo nativa que apenas consegue contar até cinco e relata as mais recentes descobertas acerca da intuição matemática – incluindo a revelação de que as formigas conseguem efectivamente contar todos os passos que dão.
Viajando até à baía de Bangala, entrevista um sábio hindu sobre as brilhantes intuições matemáticas do Buda, e no Japão visita o avô do Sudoku e apresenta-nos as estimulantes delícias dos jogos matemáticos.
Explica por que é impossível aos nossos iPods escolherem as canções ao acaso.
Sondando as muitas intrigas do número mais adorado de todos, o pi, visita dois irmãos tão obcecados por esse número que construíram um supercomputador no seu apartamento de Manhattan para o estudarem.
Ao longo da obra, a viagem é acrescida de uma quantidade de ilustrações intrigantes, como as dos quebra-cabeças conhecidos por tangram e a criação de croché de uma professora de matemática norte-americana que num certo dia percebeu de repente que poderia tricotar uma representação de um espaço hiperdimensional que ninguém conseguira ainda visualizar.
O autor:
Alex Bellos é um escritor britânico que vive em Londres. Após graduarse em matemática e em filosofia na Universidade de Oxford, tornou-se jornalista. Foi repórter da secção nacional do Guardian durante quatro anos, antes de ser nomeado correspondente do jornal na América do Sul, sediado no Rio de Janeiro.
Dessa estada no Brasil resultou o seu primeiro livro, aclamado pela crítica, Futebol: Soccer, the Brazilian Way, que foi traduzido em onze línguas.
Em 2006 foi co-autor da autobiografia de Pele, a lenda do futebol, que esteve em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos no Reino Unido.