The Killing – Crónica de um Assassínio (II)
by David Hewson
Título: The Killing II
Autor: David Hewson
Págs: 520
Editora: Dom Quixote
Género: Thriller/Policial
___________________________________
Depois do livro "The Killing I" (ver opinião) não nos ter dado o responsável pelo crime, entramos no segundo volume, onde o mistério permanece: "Quem matou Nanna Birk Larsen?"
Lund continua a demanda, sacrificando a sua vida pessoal em prol desse objectivo, embora este sacrifício não seja tão realçado como no volume anterior. E o enredo leva-nos de suspeito em suspeito, com reviravoltas constantes há medida que a investigação evolui.
O volume 2 está mais focado na objecção de Lund em encontrar o responsável pelo crime.
Na personagem de Lund é visível, de uma forma positiva e plausível, o degradar da personagem ao longo da história, o que humaniza em muito a personagem, e a meu ver é um toque subtil mas soberbo.
O realismo da personagem é tão premente que a sua persistência, a sua busca cega a certa altura cria uma certa animosidade ao leitor.
O cuidado em determinados pormenores faz desta obra, a meu ver, um ponto de referência na literatura policial. Realço também o realismo dado à família da jovem Nanna, o sofrimento porque esta passa e a tentativa frustrada de ultrapassar este episódio doloroso.
Outro toque interessante, é que durante o livro tudo se mantém em aberto de uma forma coerente, afastando a desagradável previsibilidade que por vezes encontramos em alguns livros.
É uma leitura excelente, obrigatória e embriagante. Dizer que devorei o livro peca por escassez do conceito.