Título: Annabel
Autor: Kathleen Winter
Págs: 384
Editora: Teorema
Publicação: 16 de Julho de 2012
“Uma voz nova, lírica e fascinante.”
The New Yorker
O Livro
Em 1968, na paisagem de uma remota vila costeira canadiana, nasce um bebé que não parece ser rapaz ou rapariga, mas sim ambos. Só três pessoas partilham este segredo: os pais – Jacinta e Treadway – e a parteira, uma vizinha chamada Thomasina. Apesar de Treadway ter tomado a difícil decisão de educar a criança como rapaz, baptizando-o de Wayne, as mulheres continuaram secretamente a desenvolver o seu lado feminino. Com Wayne a entrar na idade adulta no seio de uma hipermachista comunidade de caçadores, “Annabel”, o seu outro eu, nunca desaparece por completo.
Relato emocional e atmosférico de um tempo e um lugar perdidos, é uma busca pessoal que é, no seu âmago, uma jornada universal. Na sua determinação em descobrir-se e descobrir o mundo, Wayne / Annabel desafia uma cultura vigente que abomina contradições e incertezas.
Romance de estreia de Kathleen Winter que muitos equipararm ao do norte-americano Jeffrey Eugenides, Middlessex.
O autor:
Kathleen Winter (25 de Fevereiro de 1960 em Inglaterra) começou por ser argumentista da Rua Sésamo antes de se tornar jornalista/colunista. Depois dedicou-se aos contos e ganhou diversos prémios e foi incluída em várias das mais importantes colectâneas norte-americanas. Annabel é o seu primeiro romance e conseguiu a proeza de ser nomeado para os três principais prémios no Canadá. Venceu o Thomas Head Raddall Atlantic Fiction Award e foi finalista do Scotiabank Giller Prize, the Rogers Writers' Trust Fiction Prize e do Governor General. Awards. No ano passado foi finalista do Orange Prize e actualmente vive em Montreal.