Pedro Garcia Rosado
Título: Morte com Vista para o Mar
Autor: Pedro Garcia Rosado
Págs: 396
Editora: Topseller
Género: Policial
_________________________
Sinopse:
«Nas traseiras de uma moradia isolada nas
Caldas da Rainha, um professor de Direito reformado aparece morto à machadada.
Patrícia, inspetora-coordenadora da Polícia Judiciária, pede ajuda ao ex-marido
Gabriel Ponte, antigo inspetor da PJ, que assim regressa ao mundo da
investigação criminal. Meses antes, o professor tinha contactado Patrícia, sua
antiga aluna e amante, para denunciar a existência de um esquema de corrupção e
de lavagem de dinheiro em torno do projeto de um empreendimento turístico
gigantesco nas falésias da costa atlântica.
As primeiras provas apontam para que este
homicídio seja resultado de um affaire com uma mulher casada, mas poderá o
professor ter sido assassinado por saber demais?»
Opinião:
Conheço pelo menos dois trabalhos que Pedro Garcia Rosado assina como tradutor, estes no campo do fantástico, e foi com curiosidade que peguei neste livro.
O livro apresenta-se com uma capa bem conseguida e apelativa.
Confesso que o livro me tocou pela forma descontraída com que a sua escrita nos chega, o autor incluiu a dose certa de violência que o livro pedia, nem mais nem menos. "No ponto!"
As personagens são credíveis, os momentos de frustração e reticência afectiva que isolam a personagem principal são bem conseguidos e com todo mérito demonstram o conflito interno que dá consistência à personagem. O autor introduz também de uma forma inteligente um certo grau de mistério que vai permitir, julgo eu, descobrir esta personagem aos poucos ao longo da série.
O enredo é abrilhantado com momentos de suspense, momentos de descoberta e com momentos de acção, confesso que senti falta de um pequeno detalhe, gostava de ter visto mais tensão sexual entre os personagens, algo um pouco mais explicito... obviamente são gostos pessoais.
O facto de o enredo se passar em Portugal e de o autor ter conseguido passar de uma forma natural o contexto português com assuntos actuais são alguns dos muitos pontos fortes do livro.
O livro prende o leitor, e a escrita não deixa ninguém indiferente. Pretendo ler mais obras do autor e recomendo vivamente, não só porque ser português, mas sim pelo mérito indiscutível desta obra.
Parabéns também à Topseller por num curto espaço de tempo ter ganhado a admiração de tantos leitores como eu pelas suas apostas certeiras em grandes e apelativas obras literárias.
Aponto aqui apenas uma critica negativa, não ao autor, nem ao livro, mas a mim pelo facto de ter demorado a ler este livro, em minha defesa posso argumentar que tenho "muitos" livros para ler, mas nada como corrigir o erro ... sabem qual é o livro que vou ler a seguir?
Exactamente ... "Morte na Arena", o livro seguinte do autor.