Opinião: As Esganadas




  As Esganadas
 by
Jô Soares

  



 
 
 
 
Título: As Esganadas
 
Autor: Jô Soares

Págs: 216

Editora:
Editorial Presença

Género:
Policial
______________________



As mulheres gordas são alvo de um assassino implacável, que com um sentido de humor peculiar que utiliza a gastronomia portuguesa para levar a cabo os seus crimes.

Tobias é um ex-inspector Lusitano que emigrou para o Brasil e se tornou um empresário de sucesso. A dada altura oferece os seus conhecimentos para ajudar a encontrar o sinistro assassino tornando-se um elemento importante nesta investigação.

Um autor que me espantou pela forma ..., provavelmente pela sua actividade mais conhecida, humorista/apresentador, pressupus que o humor dominaria todo o enredo e seria uma espécie de sátira, "mea culpa".

O defraudar deste pressuposto foi delicioso..., para quem gosta do género policial deve ser um livro a ler, os homicídios e as suas tortuosas formas e feitios "encorparam" e abrilhantam esta história dando-lhe um toque peculiar.

A personagem de Tobias, "o portuga", que tirando o facto físico onde é realçada a sua "dotada" barriga, que se torna importante algures na trama, é o típico estereotipo de herói, onde a "arguta" perspicácia, conhecimentos e inteligência são características inerentes ao cargo.

Esta personagem prima pelas peculiaridades, o uso de provérbios e citações carregadas de um humor subtil, que nos oferece momentos descontraídos e que frequentemente deixam "alheados" os restantes personagens. Ocasionalmente surgem  trocadilhos linguísticos que o brasileiro e o português por tradição suscitam.

Os "excertos" radiofónicos com os engraçados "sptos" publicitários, a vivência de um mundial de futebol e as personagens (artistas, escritores, ...) criam uma moldura interessante da época.

Gostei, venha o próximo....

This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply