Opinião: Triplo


 


Triplo
 by Ken Follett

  





Título:
Triplo

Autor: Ken Follett

Págs: 392



Género: Thriller

____________________________

A história tem como mote o misterioso desaparecimento de 200 toneladas de urânio em pleno mar alto. Urânio que daria para fazer 30 bombas atómicas.

Numa altura em que as relações estão tensas entre Israel e o Egipto (apoiado por a União Soviética), a posse da bomba atómica faria a diferença em "posições de força" ainda que psicologicamente

Um facto que aumenta o mistério terá sido a falta de vontade de investigar o referido desaparecimento, "abafando o episódio".

Com uma imaginação prodigiosa, juntando factos reais, o autor cria uma história verosímil e contagiante, não esquecendo uma linda história de amor.


Este é um dos primeiros livros da carreira de Ken Follett. Num registo único, o autor apresenta um livro cheio de intriga, corrupção, conspiração, espionagem e  contra-espionagem.

A história é-nos contada por vários pontos de vista, de diferentes personagens, o que enriquece o enredo e permite o leitor conhecer melhor as personagens, o contexto da sua participação. Ganha assim relevo a história como um todo.

Tenho tido a sorte de estar a fazer a leitura cronológica das obras do autor, este é o segundo livro do autor que leio. É gratificante ter a oportunidade de percepcionar a evolução da sua escrita.

Um livro que não sairá da minha estante... Recomendo, além da história o leitor fica com uma percepção do contexto das relações que envolvem os três paises e o seu contexto internacional.

Curiosidade: O autor no seu site, quando fala sobre o livro "Triplo", refere que ficou apreensivo com este livro depois de ter escrito um livro que foi um best-seller (a espectativa criada era grande), no entanto os receios eram infundados o livro revelou-se mais um estrondoso exito.

Fala também na sua entrega a um arduo trabalho de investigação, num estilo a que chama "faction", que significa ficção num registo muito próximo dos factos reais.

Termina confidenciando que após ter escrito o livro tomou conhecimento que os serviços secretos de Israel (Mossad) andaram a investigar a origem das fontes de Follett. Credibilizando as linhas condutoras da história. falando.



This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply