Opinião: Perdida

Perdida by 

Mo Hayder

Título: Perdida
Autor: Mo Hayder


Págs: 396

Editora: 
Europa-América

Género: Policial

_________________________






 
Sinopse:

Um novo caso para o inspector Jack Caffery.
Anoitece quando o inspector Jack Caffery chega para falar com a desesperada vítima de car-jacking.


O que lhe é dito deixa-o horrorizado. O automóvel foi levado à força. E no banco traseiro havia um passageiro. Uma menina de onze anos que ainda não foi encontrada. O assaltante não demora muito a entrar em contacto com a Polícia. E Caffery tem cada vez mais a certeza de que ele está a planear roubar outro automóvel. E outra criança.


Quem é o assaltante? Como é que ele escolhe as suas vítimas? E — mais importante que tudo — conseguirá Caffery encontrar a criança? Antes que seja tarde de mais…



Opinião:


Mo Hayder é a autora, como não me canso de dizer, que sobressai e que faz da sua escrita uma assinatura única e inconfundível.

"Perdida" é para mim o melhor dos três livros que li da autora. Julgo que a autora consegue este efeito no leitor quando este lê e se envolve na sequência dos livros. Não acredito que o referido efeito seja inocente, julgo que a construção dos livros de Mo Hayder encerram uma grande dose de "conexabilidade", de identificação e de viciação tudo na medida certa.

A forma como cada livro encerra uma história com identidade própria e mesmo assim consegue fazer parte de algo maior é notável.

A evolução de Jack Caffery, continua, subtil mas está lá. A personagem vai ganhando humanidade e vai saindo de um mundo em que mergulhou de auto-isolamento, de auto-recriminação e deuma de pesada carga afectiva que o liga ao seu "backstory" (passado).

A história não encerra a violência física a que nos habitou, em sua substituição, a autora optou por uma perspectiva mais psicológica utilizando para isso o rapto de crianças e angustia que cria nos progenitores e em toda a equipa que acompanha e absorve todo desespero e
incerteza que a situação traduz. Felicito a autora pelo retracto credível do sofrimentos das mães que engole o leitor e o liga mais profundamente à história.

Adorei, como disse, o melhor livro que li da autora.

Com lugar de destaque nas melhores bibliotecas de policiais.


(Opinião do livro "Ritual" da autora aqui)
(Opinião do livro "Pele" da autora aqui)

This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply