Opinião: Segredos Obscuros de Hans Rosenfeldt, Michael Hjorth (com QP)






 


Sebastian Bergman é um homem à deriva. 
 
Psicólogo de formação, trabalhava como profiler para a polícia e era um dos grandes especialistas do país em serial killers. Perdeu tudo quando o tsunami no continente indiano lhe levou a mulher e a filha. 
 
Tudo muda com uma chamada para a polícia. 
 
Um rapaz de dezasseis anos, Roger Eriksson, desapareceu na cidade de Västerås. Organiza-se uma busca e um grupo de jovens escuteiros faz uma descoberta macabra no meio de um pântano: Roger está morto e falta-lhe o coração. 
 
É o momento de Sebastian se confrontar com um mundo que conhece demasiado bem. 
O Departamento de Investigação Criminal pede ajuda a Sebastian. Os modos bruscos e revoltados de Sebastian não impedem a investigação de avançar. E as descobertas sobre a escola que Roger frequentava são aterradoras..




Segredos Obscuros é o primeiro livro da série #Sebastian Bergman, tendo lugar em Västeras.

O desaparecimento de Roger Eriksson não é levado a sério nem com a diligência que era requerida. Quando se encontra o corpo do jovem sem coração não resta outra possibilidade à policia local que não seja recorrer ao Departamento de Investigação Criminal (Riksmord) liderado por Torkel.

Sebastian Bergman, ex-profiler da policia, debate-se com a dor de ter perdido a família e encontra neste caso um propósito e uma motivação que desconhecia.



A literatura policial nórdica é uma das minhas vincadas preferências, na ficção, e tem um
lugar privilegiado também na minha estante. Tem elementos que divergem dos "clássicos" policiais em que o ângulo apresentado tem uma profundidade que muito me agrada. E não poderia deixar de ler este livro cuja apresentação preparada pela editora muito me seduziu!

A capa, quanto a mim, é uma das mais belas capas que tive a oportunidade de ver este ano. Envolve uma imagem forte, sóbria que contrasta com a mensagem que transmite. Tal como a lombada. Reconheço o cuidado e o sucesso da mesma que muito dignifica e se coadnua com o conteúdo do livro.


 




Este livro extravasa os convencionais moldes instituídos no sub-género o que faz dela uma obra impar e aliciante. Além do ignóbil assassinato de um jovem, o foco recai sobre a vida dos personagem atraindo um maior protagonismo aos personagens. É o caso de Sebastian Bergman, que nem sempre lhe conseguimos atribuir a melhor atitude mas com quem desde cedo ganhamos uma empatia desconcertante e contra todas as expectativas. Todos os outros membros da equipa são verosímeis e  apresentam também eles argumentos que chamam a atenção e empatia do leitor.

Ainda sobre as personagens, acho importante haver lugar a pequenos trechos de bom
humor que muito dignificam e aligeiram temas mais sombrios. O humor esteve a cargo de Thomas Haraldsson, uma personagem rica e deveras contagiante nas suas intenções.

Adorei o livro, as investigações e as reviravoltas que não deixaram este livro cair na previsibilidade e lhe deram uma brisa de constante dinamismo auspicioso.

A escrita é clara, eficaz e coerente.

Foi de facto uma leitura que me deu muito prazer.  Recomendo sem qualquer reserva.


Mais uma vez os meus parabéns à editora Suma de Letras pela aposta, que vou seguir muito de perto.



 

Nota: O QP (Quadro de Personagens) é uma nova iniciativa do blog que visa a dinamização dos nossos conteúdos.

A ideia é oferecer ao leitor uma imagem de algumas das personagens principais e suas relações.
Uma vez que a publicação dos livros de uma série estende-se no tempo, pretende-se dar ao leitor uma imagem resumida que situe as personagens que compõem a série e algumas das ligações, conseguindo um maior envolvimento com a obra. Esta ideia surgiu pela troca de impressões com leitores que por vezes diziam que tinham que reler partes do livro anterior para relembrar-se das personagens.

Este quadro não tem como objectivo incluir todas as relações e dados das personagens, tal como não pretende
desvendar nenhum dado relevante do enredo, pelo que alguns dados podem ser suprimidos.

O QP é parte de uma folha de trabalho que o blog costuma utilizar para avaliar os livros que lê.

Uma vez que não estamos isentos de erros, lacunas ou lapsos agradecemos todo e qualquer contributo que achem pertinente para melhorar o quadro, ou corrigir algum dado ai divulgado pelo que disponibilizo o mail do blog para os comentários livrosemarcadores@gmail.com (Para facilitar a cooperação e nossa resposta no assunto deve constar QP\Série ex: "QP\Sebastian Bergman").
Gratos, antecipadamente pela cooperação

.





This entry was posted in , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply