Opinião: Alex Cross: Fogo Cruzado de James Patterson





 

Um policial alucinante e poderoso, do autor que mais vezes alcançou o n.º 1 do New York Times.
Os planos para o casamento do detetive Alex Cross com a sua noiva, Bree Stone, são interrompidos. Alex é chamado à cena de crime do assassínio de dois dos mais corruptos de Washington, DC: um congressista sem escrúpulos e um lobista dissimulado. Mas o atirador furtivo volta a atacar, escolhendo outros políticos corruptos como alvos, e desencadeando uma torrente de teorias — afinal, será este atirador um herói ou um mercenário?

O caso toma proporções inesperadas e o FBI destaca o arrogante agente Max Siegel para a investigação. Rapidamente, Alex e Siegel entram em confronto acerca de quem tem jurisdição sobre o caso.

Entretanto, os assassínios continuam. Enquanto se debate com a identidade do atirador, Siegel e o casamento, Alex recebe um telefonema do seu mais mortífero adversário — Kyle Craig. O génio do crime está de volta a DC e não irá descansar enquanto não tiver eliminado de vez Cross e todos os seus entes queridos.

Apanhado no fogo cruzado, irá Alex conseguir sobreviver?



Alex está à beira do casamento com Bree, a vida pessoal de Alex está em alta.
Em Washington a corrupção está a ser atacada, ou melhor eliminada, literalmente!
Um atirador furtivo mata cirurgicamente elementos da sociedade que são corruptos, dividindo a opinião pública.


Alex é chamado a investigar, mas o pior inimigo de Alex Cross, Kyle Craig, está de volta, com um plano surpreendentemente engenhoso, e uma vez mais a família de Alex está em perigo. Como conseguirá Alex resolver tantas adversidades?



Este é o 17ª livro da série de Alex Cross, e tem um título interessante havendo além do evidente significado um trocadilho com o nome da personagem (o titulo original é Cross Fire), trocadilho que volta a acontecer noutras alturas ao longo da narrativa.

É incrível como a fórmula continua a funcionar, com uma escrita coerente e límpida através de curtos capítulos criam o ambiente propício a mais uma fantástica história, que é o que acontece aqui. E por mais simples que seja o conceito, ou por mais simples que James Patterson o faça parecer, o certo é que não é alcançado com tanto êxito por outros autores.

As personagens foram habilmente talhadas e houve o cuidado de dar ao leitor a proximidade necessária para criar empatia. Aliás este é um dos muitos atributos do autor, esta capacidade de gerar proximidade e encetar diálogo leitor vs personagens.

Sobre a história, Alex Cross vê-se obrigado a interromper os seus planos de casamento para investigar homicídios de pessoas corruptas. No decurso das investigações, Alex é também chamado a investigar uns estranhos crimes, cujas vítimas apresentam números talhados em seus corpos. Mas Craig, o seu eterno rival, está de volta não facilitando a vida de Alex, e tem um objectivo bem definido: Matar Alex, só ainda não escolheu a forma!

Estas constantes e crescentes adversidades dão dinamismo ao enredo e prendem o leitor.
A história está bem conseguida, incluí o suspense, a acção e a intensidade que James Patterson já nos habituou ao longo dos anos.
Lembra-me aquela canção da Britney Spears "Oops!...(he) Did It Again". :)

Fogo Cruzado é para mim um dos meus preferidos da série Alex Cross. Tanto a Topseller com James Paterson estão de parabéns.


Uma boa proposta para prenda de Natal. ;)

This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply