Ponto Zero de Jørn Lier Horst e Thomas Enger



Oslo, 2018. 

A célebre ex-corredora de longa distância Sonja Nordstrøm não chega a aparecer para o lançamento da sua polémica autobiografia, Para sempre Número Um. Quando, nesse mesmo dia, a obstinada jornalista de celebridades Emma Ramm procura Nordstrøm em sua casa, encontra a porta aberta e sinais de luta no interior. E, estranhamente, um dorsal com o número «um» colado no meio do ecrã da televisão da sala.

O detetive Alexander Blix é nomeado para liderar a investigação do desaparecimento da atleta, porém ele carrega ainda as cicatrizes emocionais de uma situação de refém ocorrida há muito tempo, quando abateu o pai de uma menina de cinco anos.
Vestígios de Nordstrøm começam a aparecer em diversos locais inesperados, mas o momento e a maneira como as pistas são descobertas parece ter sido cuidadosamente calculado.


Farão parte de um plano maior que ele ainda não está a conseguir ver? Blix e Ramm rapidamente unem forças, determinados a encontrar e a travar um assassino impiedoso, que tem um especial gosto em encenar os seus crimes e que está sedento de atenção mediática... O problema é que ele acabou de a provar pela primeira vez...


 
Jørn Lier Horst nasceu em Bamble, em 1970. Estreou-se na escrita em 2004, com o livro Nøkkelvitnet (Testemunha-Chave), baseado num crime real, e em 2013 abandonou a carreira na polícia para se dedicar à escrita a tempo inteiro.

Distinguido com inúmeros prémios, são de destacar o Prémio dos Livreiros da Noruega 2011, pelo livro Fechada para o Inverno, o Prémio Riverton/ Revólver Dourado 2012 (para o melhor romance policial norueguês), o Prémio Chave de Vidro 2013 (para o melhor policial escandinavo) e o Prémio Martin Beck 2014 (da Academia Sueca de Escritores de Policiais), os três atribuídos a Cães de Caça.

Os seus livros têm a qualidade de agradar tanto ao público como aos críticos, e encontram-se traduzidos em várias línguas, tendo vendido mais de um milhão de exemplares.

Thomas Enger, norueguês, é um autor bestseller de policiais.

Formou-se em Jornalismo, tendo trabalhado nove anos no jornal online Nettavisen, mas sempre ambicionou escrever livros de ficção.

Em Chamas, o seu romance de estreia, foi um verdadeiro êxito internacional de vendas, tendo sido traduzido em 28 países.

Este é o primeiro de uma série de cinco livros centrados na personagem Henning Juul, jornalista que se destaca num mundo corrupto e dominado pela criminalidade em que as notícias surgem a uma velocidade vertiginosa.

Os direitos para a adaptação da série ao cinema já foram vendidos.
Vive em Oslo e, além de escrever, também compõe música.


This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply