Opinião: A Informacionista




  
Vanessa «Michael» Munroe trabalha com informação. Depois de escapar a uma infância traumática numa África Central sem lei, a sua formação e o seu treino permitem-lhe obter todo o tipo de informações, independentemente do cenário de operações onde se encontre. Por isso, é agora requisitada por empresas, instituições, chefes de estado e clientes privados que podem pagar os seus serviços únicos no mundo.


Quando um bilionário texano do mundo do petróleo a contrata para encontrar a sua filha desaparecida em África, Munroe regressa a um mundo selvagem e profundo que tão bem conhece, enfrentando forças misteriosas que estão determinadas em manter em segredo o destino da rapariga desaparecida. Para ter alguma esperança de sair da selva com vida, Munroe vai ter de enfrentar, finalmente, os fantasmas do passado que durante tanto tempo fez por esquecer.


 

Gostei muito do livro, é o primeiro de uma série de 3 livros #1 A Informacionista, #2 Os inocentes e #3 A boneca. 

Ao ler um pouco sobre a autora, constata-se que existem vários pontos que ligam Taylor Stevens a Vanessa, quer pela infância conturbada, a "separação" dos pais e a vida complicada que se seguiu... Ela diz que o livro não é auto-biografico, mas não nega que os pontos comuns são muitos.

Taylor Stevens, define "A Informacionista" como aquela pessoa cuja vida se baseia na aquisição de informação, e tudo faz para a obter. Este é o ponto nevrálgico que segue o enredo deste livro.

Habituada a fazer prospecção e recolher informação sensível para empresas, Vanessa é aliciada a fazer algo de diferente... por uma troca avultada de dinheiro é lhe proposto fazer uma última tentativa de descobrir a filha de um multimilionário desaparecida à 4 anos em África. Eis o mote desta história.

Vanessa é uma personagem explosiva... Independente, determinada, inteligente, e com uma capacidade acima da média para compreender e se adaptar ao meio. Essas características são a chave para tornar esta personagem apelativa e dar-lhe um certo mistério, porque tudo fica em aberto.
O leitor não consegue adivinhar as reacções, não consegue antecipar as decisões, uma vez que podem pender para o lado racional de Vanessa ou para o seu lado mais negro …

Estamos perante uma personagem que não se coíbe de utilizar caminhos menos "correctos", utilizando o mundo do crime e se necessário o seu encanto para chegar onde quer... (curiosos?)

A autora, tal como Vanessa, têm um enorme potencial. Tanto a critica internacional como os seus pares teceram rasgados elogios ao livro e à personagem. Até a 7ª arte se rendeu aos encantos de Vanessa - a Lightstorm Entertainment comprou os direitos desta obra.

Um livro cheio de revés, intenso, com muita tensão e acção. Nenhum amante de bons thrillers vai querer perder. A mim, Vanessa (e Taylor Stevens) conquistou-me, e mal posso esperar para ter a oportunidade de ler "Os inocentes" (consta-se que será publicado em Setembro de 2014), por isso e muito mais … não posso deixar de recomendar.

Grato pela oportunidade de ler este livro, Topseller. Mais uma boa aposta literária.







This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply