Quatro cantos do mundo




Neste novo livro, Cristina Carvalho reúne quatro aventuras em quatro ambientes diferentes do planeta Terra: o Pólo Norte, o deserto, a selva, o fundo do mar. Todas elas nos são contadas por um Viajante das Estrelas, que se aproximou do planeta e conta histórias que conheceu em quatro cantos do mundo...

Ao mesmo tempo, cada uma destas histórias é dedicada pela autora a um grande explorador do planeta, quatro figuras que foram para ela importantíssimas para estimular a imaginação e dar respostas à curiosidade pelo planeta que nos rodeia:

Amundsen, no Pólo Norte;
Livingstone, no deserto;
Richard Attenborough, na selva;
Cousteau nas profundezas do mar.

Na senda de O Gato de Upsalla e Lusco Fusco, este é um livro de aventuras, para leitores de todas as idades, em profunda comunhão com a Natureza e o espírito do Universo, que faz de Cristina Carvalho uma autora de inquestionável qualidade literária e uma voz sempre aberta ao inesperado, que nos surpreende a cada história para a qual nos convida a entrar.

Diz um provérbio judaico que Deus criou o homem só, mas prometeulhe que encontraria mulheres cordatas e obedientes em todos os cantos do mundo. Em seguida, criou o mundo redondo e riu, riu, riu...

Redondo é o Sol, a Via Láctea, a noite, o dia e a perfeição. Redondo este mundo que habitamos – mas quantos cantos dele podemos explorar?

O Viajante das Estrelas conta histórias que presenciou em quatro, indo por desertos, selvas, mares e terras geladas. Histórias de bichos e humanos entregues aos mesmos elementos e aos mesmos medos. É preciso que alguém se aventure, em busca de qualquer coisa impossível, ao encontro da mesma luz e negrume, que a todos irmana.

Por isso este livro é dedicado a todos os exploradores de mundos imaginários, e a todos os leitores do Universo. Boa viagem!



 

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa a 10 de Novembro de 1949.

Durante a sua actividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países, sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre o seu imaginário e a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e, por acaso, escritora.

Não por acaso, nesta sua actividade a que não chama profissional, é já autora de onze livros, com o presente, e outros se seguirão.

Até à data, tem publicados: Até já não É Adeus (1989); Momentos Misericordiosos (1992); Ana de Londres (1996); Estranhos Casos de Amor (2003); O Gato de Uppsala (2009); Nocturno: o Romance de Chopin (2009) e Lusco-Fusco (2012) (os três últimos seleccionados para o Plano Nacional de Leitura); Tarde Fantástica (2011); A Casa das Auroras (2011); Rómulo de Carvalho/António Gedeão – Príncipe Perfeito (2012) e Marginal (2013).

This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply