Opinião: Invisível de David Ellis, James Patterson



  

Sem deixar rasto. Sem qualquer motivo. Um serial killer imparável. Uma revelação desconcertante.

Emma está obcecada com a investigação de uma série de incêndios que provocou a morte de pessoas e que à primeira vista parecem não ter qualquer ligação entre si. Todos dizem que foram acidentais, mas Emma insiste que foram provocados por um único serial killer.


Mas há algo mais, e muito pessoal, que move Emma: uma das vítimas era sua irmã. Irmã gémea.
Nem mesmo o seu ex-namorado, um antigo agente do FBI, consegue acreditar que dezenas de incêndios, raptos, mutilações e assassínios estejam todos relacionados. Mas Emma vai encontrar uma peça-chave que os ligará a todos.


Novos crimes surgem a cada dia e todos parecem inexplicáveis. Sem motivos, sem armas do crime e sem suspeitos. E Emma não vai descansar enquanto não encontrar o assassino. Ou irá o assassino encontrá-la a ela primeiro? Pode realmente uma única pessoa ser responsável por estes crimes impensáveis?

 






"Não estou à espera que alguém me canonize, ... sou uma pessoa complexa como qualquer outra."
Sempre que aparece um livro de James Patterson, eu instintivamente adiciono à minha "wish list". São garantia de um serão bem passado e quero desde logo garantir um exemplar na minha estante.
Emmy (Em) não se conforma com o facto de a sua irmã gémea ter morrido, com a sua morte algo se quebrou nela! Para Em o incêndio não foi acidental, apesar de os responsáveis pela investigação terem considerado exactamente o oposto, e todas as evidências estarem contra a sua teoria. 
Estaremos perante uma obsessão de uma irmã destroçada, com a sua necessidade de encontrar alguém a quem culpar? , ou estaremos perante um dos mais inteligentes e sofisticados assassinos?

Esta é a dúvida que se impõe e serve de pretexto a um thriller delicioso e cheio de adrenalina. 
As personagens estão bem construídas, e propiciam vitalidade à história. O autor conseguiu transmitir a ansiedade, o inconformismo e a frustração de alguém que perde um ente querido.

As alternâncias entre os momentos de euforia e os de puro desanimo na evolução da trama são cirúrgicas e espantosamente viciantes.

O enredo é engenhoso e bastante apelativo.

As características deste livro que me apaixonaram foram a determinação dos personagens, os revés ao longo do livro, a duvida que nos é criada, a tensão e o final insuspeito. Razão pela qual sugiro a todos os nossos leitores.

Quanto às personagens:
  • Graham, uma das personagens de relevo do livro, tem uma evolução interessante, e digna de realce. Apresenta-se com um grande ego, uma superioridade dilacerante e com uma certeza inabalável e depois, aparenta sucumbir perante a adversidade, mostrando fragilidade e venerabilidade. Personagem muito bem conseguida.
  • Em, contagia-nos com a sua determinação e dedicação, e impressiona como tenta fugir de todos os sentimentos que a tentam e a possam fazer desviar do seu objectivo.
O autor tem uma queda por personagens obsessivas, o que é reflectido nos  livros oferecendo aos mesmos  um misto de tensão e encanto ao enredo.
O mergulho psicológico na mente das personagens é gratificante, são personagens que nos seduzem a cada página, criando uma agradável atmosfera ao longo do livro.
O que poderia dizer mais? Que obviamente recomendo mais este livro do autor.

This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply