Nós, amantes de um excelente café, aspiramos alcançar a perfeição, o tal café perfeito, seja um espresso, café de uma cafeteira francesa ou numa das mais recentes inovações do mundo do café - (a Aeropress), que já ganhou asserimos defensores lá em casa, diga-se em abono da verdade.
Para além dos cuidados com o café que passam pela frescura do mesmo, pelo local onde o guardam até ao recipiente utilizado para esse fim, é importante ter atenção com a fase seguinte: a preparação.
O cuidado com a preparação, obviamente, não deve ser descurado. Um dos passos mais importantes é a moagem, sobre a qual podem consultar num dos artigos que recentemente escrevi (aqui: #5 Moagens e moinhos ), e onde podem obter informação relevante na hora de escolher um moinho.
Razão pela qual partilho aqui o meu primeiro moinho manual com algumas notas pessoais.
(Nota: Cada um dos links dá informação mais detalhada)
Opinião:
Esta foi uma aposta pessoal que me seduziu desde logo pelo aspecto.
Gostaria de realçar o design do moinho, apresenta-se elegante com linhas que fazem lembrar um cone. Tem uma tampa transparente que resguarda o café em grão durante a moagem.
O recipiente do moinho fez sensação na hora de utilizar por ser muito prático. Apresenta-se nivelado por uma espécie de dosagem conforme o número de cafés que pretendemos tirar e tem o aspecto de uma chávena de café.
Forma bastante útil na altura de colocar o café moído na "máquina" do café. Aliás nota-se o cuidado que tiveram no seu design uma vez que é a medida exacta para colocar directamente no manipulo da máquina expresso.
Um dos pontos altos é a facilidade com que conseguimos alterar a grossura da moagem. Um circulo no topo do moinho disponibiliza 11 pontos de moagens, desde os mais finos aos mais grossos.
A base, também ela preta, serve para estabilizar o moinho durante a moagem ou a suportar, embora eu a prefira retirar durante a moagem e encostar o moinho a mim para ter uma moagem mais rápida e controlada.
A manivela contem a referenciação dos graus de moagem e é tão consistente e sólida quanto parece! Quando comparada com outros moinhos similares revela várias vantagens, nomeadamente a facilidade com que se tira e se coloca na lateral evitando ocupar espaço desnecessário.
Reparei que as mós eram cónicas e de porcelana, o que abona em muito a seu favor.
Quanto ao uso: pelo que pude apurar nos últimos dias de uso mais intensivo é que cumpre o seu propósito convenientemente.
Depois de alguns testes, de uma forma natural vamos encontrando a melhorar posição para moer. E depois de 3 ou 4 testes, rapidamente descobrimos a referência de moagem que mais nos agrada para o nosso método de fazer café habitual.
O único detalhe que me suscitou alguma apreensão foi a rosca do recipiente do café, que pelo facto de não ser "completa" corre o risco de o café moído lá se depositar. Mas nada que coloque em causa a opinião favorável que fiquei do moinho.
Aqui está uma excelente prenda de Natal que vai causar sensação.
a) Material e descrição
Lâminas em cerâmica, cónicas. Corpo do moinho em inox, plástico ABS e SAN.
b) Conteúdo da caixa
A caixa traz um moinho, uma base também ela negra e a tampa transparente que resguarda o café no momento de moagem.
c) Cores
Preto, metalizado e transparente.
d) Dimensões
Dimensões: 18 x 10 x 24 cm
Peso: 640 g
e) Vídeo de apresentação do moinho
f) Onde podem ser adquiridos:
- Pode ser adquirido (em Portugal) no "Artecook"
- Preço actual do Moinho de Café LORENZO : 51,80 € (Nov 2016)
g) Sobre a empresa
A Gefu é a empresa alemã.
A Gefu é a empresa alemã.