Mo Hayder
Título: Perdida
Autor: Mo Hayder
Págs: 396
Editora: Europa-América
Género: Policial
_________________________
Sinopse:
Um novo caso para o inspector Jack Caffery.
Anoitece quando o inspector Jack Caffery chega para falar com a desesperada vítima de car-jacking.
O que lhe é dito deixa-o horrorizado. O automóvel foi levado à força. E no banco traseiro havia um passageiro. Uma menina de onze anos que ainda não foi encontrada. O assaltante não demora muito a entrar em contacto com a Polícia. E Caffery tem cada vez mais a certeza de que ele está a planear roubar outro automóvel. E outra criança.
Quem é o assaltante? Como é que ele escolhe as suas vítimas? E — mais importante que tudo — conseguirá Caffery encontrar a criança? Antes que seja tarde de mais…
Opinião:
Mo Hayder é a autora, como não me canso de dizer, que sobressai e que faz da sua escrita uma assinatura única e inconfundível.
"Perdida" é para mim o melhor dos três livros que li da autora. Julgo que a autora consegue este efeito no leitor quando este lê e se envolve na sequência dos livros. Não acredito que o referido efeito seja inocente, julgo que a construção dos livros de Mo Hayder encerram uma grande dose de "conexabilidade", de identificação e de viciação tudo na medida certa.
A forma como cada livro encerra uma história com identidade própria e mesmo assim consegue fazer parte de algo maior é notável.
A evolução de Jack Caffery, continua, subtil mas está lá. A personagem vai ganhando humanidade e vai saindo de um mundo em que mergulhou de auto-isolamento, de auto-recriminação e deuma de pesada carga afectiva que o liga ao seu "backstory" (passado).
A história não encerra a violência física a que nos habitou, em sua substituição, a autora optou por uma perspectiva mais psicológica utilizando para isso o rapto de crianças e angustia que cria nos progenitores e em toda a equipa que acompanha e absorve todo desespero e incerteza que a situação traduz. Felicito a autora pelo retracto credível do sofrimentos das mães que engole o leitor e o liga mais profundamente à história.
Adorei, como disse, o melhor livro que li da autora.
Com lugar de destaque nas melhores bibliotecas de policiais.
(Opinião do livro "Ritual" da autora aqui)
(Opinião do livro "Pele" da autora aqui)