Opinião: Sete Breves Lições de Física de Carlo Rovelli



 
Em sete breves lições, Carlo Rovelli, fisíco italiano, guia o leitor, com admiravel c1areza e surpreendente poesia, numa viagem pela Física moderna, iluminando as suas descobertas mais marcantes e deixando entrever tudo aquilo que aquela ciencia ainda desconhece. 

 

Atraves das suas palavras, a Física deixa de ser uma abstracção acessível a poucos para ser parte da vida. Começamos viagem com «a mais bela de todas as teorias», a Teoria da Relatividade de Einstein, que abarca o tempo, o espaço e a compreensao do Universo. 

 

Seguimos para a mecanica quantica, outra teoria basilar, que decifra o comportamento da materia. Passamos por paragens igualmente celebres - a teoria da gravidade, as partículas elementares, os buracos negros - e continuamos viagem para destinos ambiciosos - de que materia e feito o espaço, qual a natureza do tempo ou como funciona a mente humana. a local de chegada e o Homem e o seu lugar no Universo. Estudadas as sete 1ições, chegamos, mais perto daquilo que somos.




Este é um livro pequeno em tamanho mas grande no potencial e na mensagem que transmite. Recebi ontem e li no mesmo dia!


Achei deliciosa a forma como é apresentada a física, como de uma forma simples nos é oferecido o universo e aguçada a curiosidade para os assuntos abordados.


«Este mundo estranho, variegado e espantoso que exploramos, onde o céu se esfarela, o tempo não existe e as coisas podem não estar em lado nenhum, não é algo que nos distancie de nós: é apenas  aquilo que a nossa curiosidade natural nos mostra a nossa casa.»


Apreciei o cuidado que o autor teve no discurso, no privilegiar de uma mensagem clara, limpa e perceptível (dentro do possível) ao comum dos mortais.


Para mim são muitas as revelações, e é interessante ter uma pequena noção do que os nossos cientistas lutam por conseguir.


Adorei o livro que me testou e me levou a uma prazenteira reflexão. Será um livro que recomendarei ao meu filho quando tenha solidificado a capacidade do pensamento abstracto para poder fomentar a discussão e testar o seu olhar sobre tudo o que nos rodeia.


Adorei.

This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply