Objectos de Culto #2 Caneta Kaweco (fountain pen) Caneta de tinta permanente

Dos meus 6 anos guardo uma recordação muito viva: a caneta de tinta permanente do meu avô! Era uma caneta preta com um bico que mais parecia ter saído de um cenário futurista. 

Sempre que ele a utilizava, via, como imbuído numa espécie de ritual e com um cuidado extremo, a forma como retirava a caneta e o frasco de tinta de um armário vidrado encostado à parede da sala, e a colocava sob a mesa. Depois enchia o depósito da caneta com movimentos cadenciados e rotativos colocando-a entre os dedos. 


Após a escrita cuidada retomava o ritual para a guardar. Eu ficava fascinado!
Sempre considerei essas canetas como objectos de requinte e de uso não quotidiano. Mas essa visão não poderia estar mais errada!


Por essa razão é que a caneta de tinta permanente ganha destaque como um objecto de culto. Trago-vos 2 modelos. A caneta Kaweco Ice Sport e a caneta Kaweco Liliput.


a1) Material e descrição

A Kaweco Ice Sport é um modelo que combina o design clássico que ganhou em 1935 combinado um toque moderno, é de plástico transparente, o exemplar de que dispomos é azul. É vocacionado para um público alvo dito criativo e dinamico. Tem os seus maiores atributos na simplicidade, e na possibilidade de ver a todo o tempo a disponibilidade de tinta.

Numa das extremidades podemos ver a marca Kaweco num circulo prateado.


A caneta, como é normal neste tipo de canetas, não serve apenas para tapar o bico, mas tem uma outra utilidade: quando colocada na outra extremidade (além de evitar que se perca) serve também para lhe dar dimensão e estabilidade na escrita.

Este detalhe ganha importância acrescida se pensarmos que a caneta fechada mede uns invejáveis 10,5 cm.

Engenheiros, artistas e investigadores apreciam a sua agradável aparência irreverente e contemporânea.


b1) Bicos

As canetas de tinta permanente têm uma característica peculiar, podem apresentar diversos tipos de bico conforme a utilidade que lhe for destinada (caligrafia, escrita, desenho, ...) Neste caso estamos perante uma caneta mais versada para a escrita. Este modelo tem um bico prateado.

Há outras particularidades quanto ao bico, o utilizador pode escolher a "grossura" da escrita!. Este modelo tem disponíveis as seguintes dimensões: EF / F / M / B / BB (numa tradução livre, Extra fina, Fina, Media, Grossa, e Muito Grossa). Eu por uma questão de preferência pessoal gosto da escrita fina, ou seja, da EF (Extra fina).


c1) Cores, tinta e acessórios

Este modelo tem as seguintes cores: Azul, Laranja, Preta, Rosa, Amarela, Rosa e Vermelha.

Quanto à tinta, a  Kaweco tem 8 cores entre as quais azul, cinza e laranja que foram as cores que nos foram disponibilizadas.

Há a possibilidade de se adquirir um clip para colocar a caneta no bolso.








a2) Material e descrição

A origem deste modelo remonta a 1910, e desde então têm vindo a ter várias séries.  Kaweco Liliput é de alumínio ou outros metais. O exemplar de que dispomos é negro.

Tem os seus maiores atributos na simplicidade, discrição e aspecto minimalista. É uma caneta que se adapta a todas as ocasiões e todo o tipo de utilizadores.

Numa das extremidades podemos ver a marca Kaweco a branco, de uma forma subtil de forma a manter a coerência da sua simplicidade.

Outra das características que me apaixonou foi o seu tamanho, uma vez que mede  aproximadamente 9,7 cm. A tampa aqui ganha uma crucial importância na escrita e na tal característica de estabilização que referi à pouco.


Esta tem sido a minha caneta de eleição, e a que me tem acompanhado nos últimos tempos. A minha Liliput é negra, de alumínio e com bico EF.

b2) Bicos

Mais uma vez: as canetas de tinta permanente têm uma característica peculiar, podem apresentar diversos tipos de bico conforme a utilidade que lhe for destinada (caligrafia, escrita, desenho, ...)

Neste caso estamos perante uma caneta mais versada para a escrita. Este modelo dispõe de um bico prateado.

Este modelo tem também disponíveis as seguintes dimensões: EF / F / M / B / BB (numa tradução livre, Extra fina, Fina, Media, Grossa, e Muito Grossa). Eu por uma questão de preferência pessoal gosto da escrita fina, ou seja, da EF (Extra fina).

c2) Cores, tinta e acessórios

Este modelo tem as seguintes cores: Dourada, Prateada, entre outras.


Quanto à tinta, a  Kaweco tem 8 cores entre as quais azul, cinza e laranja que foram as cores que nos foram disponibilizadas.






Há a possibilidade de se adquirir um clip (há vários modelos)
para colocar a caneta no bolso.




d2) Video







#3 Kaweco Classic Sport Clutch Pencil


a3) Material e descrição

 A Kaweco teve a amabilidade de nos oferecer um lápis que será um instrumento de trabalho invejável de qualquer utilizador que tenha gosto pelo desenho. As recargas disponibilizadas podem ter também várias cores (Branco, Preto, Azul, Vermelho, Verde ,...)

A Kaweco Classic Sport é um modelo que se mantém fiel ao design que a inspirou em 1935,

Disponível em várias cores.

O símbolo da Kaweco aparece em dourado, neste caso.







Observações

A) Outras Notas

Uma das desvantagens, ou inconvenientes apontadas a estas canetas é que havia uma grande propensão para sujar as mãos do utilizador mais incauto.

Mas houve uma grande evolução desde então. Os materiais e os mecanismos foram aprimorados. As variações nas formas, nas cores, nos preços e nos tamanhos são tantas que testam a nossa própria imaginação. 


Existem canetas de tinta permanente para todos os gostos, todas as utilidades e todas as ocasiões. Prova disso é a crescente aposta que as marcas fazem oferecendo uma multiplicidade de produtos a preços bem atractivos.



B) Testes realizados ...

Deixo-vos aqui o teste efectuado com ambas as canetas para poderem ver a qualidade de escrita.















C) Onde por ser adquiridas:


Pode ser adquirida no amazon ou em várias lojas on-line 
- Preço actual Kaweco Ice Sport : 21,45 € (Out 2016)
- Preço actual Kaweco Liliput : 46,00 € (Out 2016)


D) Sobre a empresa

A Kaweco é uma empresa alemã centenária que tem uma tradição na produção de canetas de tinta permanente .
Link: http://www.kaweco-pen.com/en/



--------------------------------
                    --------------------------------------
                               --------------------------------------------------------------

Outros Objectos de Culto:

Objectos de Culto #1 Nano Boy
http://livrosemarcadores.blogspot.pt/2016/09/objectos-de-culto-1-nanoboy.html


This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a reply