Entrevista com Tessa de Loo





Nos seus livros mostra-nos parte da sua vida e a intensidade que Dann tem como parte da sua vida. Esta é a razão porque escreveu sobre ele?

Sim, ele foi um amigo e companheiro próximo … Eu nunca tive uma relação tão forte com um cão. Ele era sensível e por vezes parecia ler os meus pensamentos e perceber o meu estado de espírito.

Escreveu sobre os portugueses, o que pensa sobre nós?

Uma das razões porque vivo em Portugal é essa, eu gosto dos portugueses. Na generalidade eu julgo que são um povo gentil e receptivos a estrangeiros, bem como a novas ideias. Eles têm muito de que se orgulhar, belas cidades antigas e aldeias, uma quantidade impressionante de bons escritores e poetas, e, claro, todos os tipos de fado! Mas eu odeio caçadores, como você pode ler no livro…

A dada altura, no livro, escreve sobre a necessidade de viajar quando termina uma obra, este é um ritual para si? Porquê?

Depois de terminar um livro eu gosto de fazer uma viagem, porque um livro exige muito “sentar”. Isso significa ficar em casa muito tempo, concentrada num mundo ficcional. No final preciso libertar-me e mover-me...

Lê livros de autores portugueses? Quais?

Gosto de ler escritores portugueses. Eu gosto muito dos romances de Eça de Queiroz, porque dão uma clara imagem de como a vida era há cem anos atrás. Admiro António Lobo Antunes. Eu acho que ele é um grande e corajoso escritor, cujos livros reflectem a segunda metade do século XX. E, é claro, eu adoro Fernando Pessoa, especialmente o 'Livro do Desassossego ". Recentemente descobri Florbela Espanca, gosto dos seus poemas e acho que ela era uma mulher muito interessante.

O que pensa sobre os seus leitores portugueses?

Espero que os leitores portugueses vão encontrar o seu próprio caminho para os meus livros, apesar de terem sido traduzidos da língua holandesa. Especialmente o livro sobre meu cão, que é situado completamente em Portugal. Convido todos que gostam de cães, ou da natureza portuguesa, e / ou literatura, para lê-lo!

This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply