Título: Bar Flaubert
Autor: Alexis Stamatis
Tradutor: Mário Dias Correia
Págs: 280
Editora: Porto Editora
«Bar Flaubert torna-se numa leitura de suspense de cortar a respiração e um mito contemporâneo de descoberta – da Europa, do poder da narrativa e, mais importante que tudo, da necessidade de cada um encontrar o seu próprio caminho».
Richard Zimler,
O Livro
Yannis Loukas é um jornalista freelancer, filho de um prestigiado escritor, que aceita ajudar o pai a compilar uma autobiografia. Esquadrinhando o arquivo pessoal da família, Yannis descobre um misterioso manuscrito intitulado Bar Flaubert, cuja publicação o pai tinha recusado alguns anos antes. Ao lê-lo, a sensação de que alguém transpôs para o papel os seus sentimentos mais íntimos e secretos leva Yannis a querer encontrar o autor, um homem chamado Loukas Matthaiou. Mas quem é de facto esse homem e por que razão todos os que com ele se cruzaram parecem de alguma forma ter sido marcados pela sua personalidade carismática? Seguindo as pistas que Matthaiou foi deixando ao longo do seu livro, a vida de Yannis irá sofrer uma reviravolta imprevisível, numa demanda que cruza as fronteiras da ficção com a realidade.
O autor:
Alexis Stamatis nasceu em Atenas em 1958. Poeta e romancista, é considerado uma das grandes vozes da literatura grega da atualidade e colabora com os principais jornais e revistas do seu país. Traduzido em sete países, Bar Flaubert foi adaptado ao cinema pelo realizador Vassilis Douvlis.