Título: O Escandinavo Deslumbrado
Autores: Alberto Xavier
Págs: 264
Editora: Bertrand Editora
«Publicado em junho do ano passado, «O Escandinavo Deslumbrado», de Alberto Xavier, encontra-se nomeado para o Prémio Portugal Telecom de Literatura 2012, na categoria Conto/Crónica.»
O Livro
Uma sátira de costumes onde predomina o absurdo, a ironia e a excentricidade.
Uma série de nove contos que se desenrola de forma dialogada e cuja característica comum é serem “contra-sensos”, no sentido de nonsense típico do humor inglês, em que sobressai a paródia, a brincadeira, o absurdo feito figura na mundanidade do salão ou na privacidade da sala onde se costuram intenções, se desfilam caprichos e bizarrias, vícios e excentricidades.
Certeiro nesta arte do contra-senso, denunciando ambições, vaidades, petulâncias, desprezos, Alberto Xavier comete assim a ousadia de criar um novo género literário, disciplina de humanidades.
Diálogos de cáustico humor em insólitas situações animam a vivacidade da linguagem, avaliação crítica lúcida, feroz e terna para o espetáculo do mundo. A pura natureza humana nos seus excessos e fantasias é matéria-prima de expressão literária neste livro de Alberto Xavier. A língua portuguesa na sua riqueza e versatilidade é prazer saboreá-la com gosto de humor bem temperado.
O autor:
Alberto Xavier nasceu em Lisboa, em 1942. Doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa e Professor da Faculdade de Direito, radicou-se no Brasil, em 1975, onde exerce uma intensa vida universitária e advocacia empresarial. É autor de uma vastíssima obra na área da sua especialidade, publicada tanto no Brasil como em Portugal.
Publicou pela Bertrand Editora, em 2006, no campo da ficção, Al-Gharb 1146.