Título: Sob o Céu de Paris
Autor: Elisabete Caldeira e Jorge Campião
Págs: 336
Editora: Alfarroba
O Livro
Raquel é uma mulher que nunca tomou o destino da sua vida nas próprias mãos e tem consciência disso. Carlos é um pintor cujo reconhecimento artístico poderia ser maior se alguma vez tivesse sido metódico, mas não o sabe.
Raquel vai organizar a exposição de pintura de Carlos em Paris, no Centro Georges Pompidou. Mas não vai apenas ordenar a exposição de Carlos, vai estruturar a sua obra, o seu talento, ao mesmo tempo que terá de recompor a sua própria vida pessoal.
Pelos cafés, restaurantes e ruas de Paris por onde passa, Raquel ressuscitará um Picasso – cuja crueldade corporiza bem os seus medos –, e uma Dora Maar – a talentosa, enigmática e inspiradora amante do genial artista –, que lhe serve de alter-ego, mas cujo destino não quer imitar.
O autor:
Elisabete Caldeira nasceu em 1973 na cidade de Vila Franca de Xira. Jorge Campião nasceu em 1962 na cidade de Lisboa.
Trabalham ambos na área da saúde. Conheceram-se há quinze anos, mas só há quatro Elisabete propôs que escrevessem juntos uma novela; nessa altura ela tinha já um projeto delineado, mas necessitava ainda de fazer alguma investigação. Jorge aceita.
Criaram então um blogue privado que lhes permitia, à distância, armazenar ideias, imagens e algumas das surpreendentes descobertas da investigação de Elisabete enquanto vão compondo, página a página, esta «viagem» a Paris durante dois anos.
À pergunta «Como é que se escreve uma novela a dois?» várias vezes repetida desde que terminaram Sob o céu de Paris, respondem: «Facilmente. Difícil ser-nos-ia escrevê-la separados».